terça-feira, 31 de maio de 2011

FAMÍLIA CRISTÃ: DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO



A excessiva liberdade, o abuso da intimidade, o combate das moças ao que chamam “o tabu da virgindade”; as provocações sexuais através das roupas, que não vestem, atendem as expectativas da lascívia dos exploradores e representam o caminho mais perto para a prostituição das meninas incautas, favorecendo o aparecimento de um grande número de mães solteiras, despreparadas para tudo.

Essa situação, aliada à problemática dos casamentos contraídos por mera cobiça carnal e dos lares que perderam a sua identidade, tornou-se um inferno para as crianças, tendo como saldo o que todos podem ver: um mundo ameaçado por uma incontida onde de milhões adolescentes, jovens e até crianças delinqüentes.

O casamento nos padrões bíblicos foi estabelecido por Deus para evitar essa situação calamitosa. Em contrapartida, forças diabólicas se empenham influenciando as culturas mundiais e unindo-as em combate ao casamento e à família.

A Bíblia Sagrada registra a criação da primeira família, que se iniciou com Adão e Eva. Através da Palavra, nos é revelado que em virtude do valor da família no plano de Deus, quanto à moral e à santidade da raça humana, ela tornou-se alvo de tremendo ataque satânico.

Por isso, a família merece cuidado das autoridades, de todas as pessoas sábias e criteriosas e de quantos temem a Deus e são capazes de se empenhar pelo seu equilíbrio e preservação.

O QUE É FAMÍLIA?

A Família não é um grupo de pessoas rivais, alheias aos interesses umas das outras. É o conjunto de todas as pessoas que vivem sob o mesmo teto, proteção ou dependência do dono da casa ou chefe, que visam ao bem-estar do lar; que se amam e se ajudam.

O QUE É O CASAMENTO?

É a única instituição terrena que teve inicio antes da entrada do pecado no mundo; antes da raça humana ser contagiada pela concupiscência da carne, pela concupiscência dos olhos e soberba da vida. (Gn. 2:18; 21-24 / I Jo. 2:15-17).

O casamento deve ser estabelecido no amor, respeito, união e companheirismo existente entre Cristo e sua Igreja. (Ef. 5:33).

O Casamento é por conseqüência, a família, são uma idéia Divina. Foi Deus quem planejou e instituiu a família.

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO:
 
Gn. 2:24 - PORTANTO DEIXARÁ O HOMEM O SEU PAI E A SUA MÃE, E UNIR-SE-Á À SUA MULHER, E SERÃO UMA SÓ CARNE”.
 
Mt. 10:9 - PORQUANTO O QUE DEUS AJUNTOU, NÃO O SEPARE O HOMEM.

Pr. Natanael S. Pinto

Restaurantes de Buenos Aires retiram saleiros de suas mesas


Buenos Aires - Os restaurantes de Buenos Aires se comprometeram nesta segunda-feira a retirar os saleiros de suas mesas como uma forma de combater a hipertensão arterial.
Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde local que foi estabelecida em um acordo referendado por empresários do ramo da gastronomia e pelo sindicato de padeiros da província, que passaram a produzir alimentos com baixo teor de sódio.
Cerca de 20% da população de 15,6 milhões de Buenos Aires sofre de hipertensão, primeira causa de AVC (acidente vascular cerebral) e um dos principais fatores de risco de doenças cardiovasculares, informou nesta segunda-feira o Ministério da Saúde.
Segundo o acordo assinado com a Federação Empresária Hoteleira Gastronômica da República Argentina (FEHGRA), os estabelecimentos só disponibilizarão o saleiro caso seja solicitado pelos clientes, e sempre após terem provado o prato.
"Em média, cada argentino consome 13 gramas de sal por dia quando, segundo a Organização Mundial da Saúde, é recomendável consumir menos de cinco gramas. Se na província pudéssemos diminuir para três gramas o consumo diário, evitaríamos cerca de 2 mil mortes por ano, sobretudo, por AVC", disse o ministro da Saúde, Alejandro Collia. 
Fonte: Estadão

Meninas mais pobres estão menstruando mais cedo, diz estudo britânico


Meninas de nível econômico mais baixo têm maiores chances de começar a menstruar mais cedo, o que aumenta os riscos de que desenvolvam câncer de mama, dizem especialistas britânicos.
Os pesquisadores basearam suas conclusões em um estudo de longo prazo do qual participam 90 mil mulheres britânicas e cujo objetivo é investigar que fatores genéticos, ambientais e outros relativos a estilos de vida, estariam associados ao câncer.
O estudo, intitulado Breakthrough Generations Study, iniciativa da entidade britânica de fomento a pesquisas Breakthrough Breast Cancer, terá a duração de 40 anos. Alguns dos resultados foram publicados na revista científica Paediatric and Perinatal Epidemiology.
Eles indicam que meninas mais pobres, com dietas alimentares também mais pobres, tendem a menstruar pela primeira vez por volta dos 12,1 anos de idade, em comparação com meninas mais ricas, que tendem a ter sua primeira menstruação aos 12,5 anos.
O risco de câncer entre as meninas mais pobres seria maior porque elas estariam produzindo o hormônio estrogênio durante mais tempo.
Além da idade da primeira menstruação, outros fatores que, acredita-se, estariam associados ao câncer de mama, seriam a idade da mulher, consumo de álcool, peso, uso de terapias de reposição hormonal e da pílula anticoncepcional.
Queda Progressiva
No início do século 20, a primeira menstruação em mulheres britânicas ocorria, em média, aos 13,5 anos de idade. Por volta da década de 1940, a média caiu para 12,5 anos. Houve poucas mudanças nas quatro décadas subsequentes.
No final da década de 1980, a média caiu novamente, para os 12,3 anos.
A idade da primeira mentruação está vinculada ao peso da menina. Portanto, o aumento nos índices de crianças obesas na Grã-Bretanha, particularmente em classes sócio-econômicas mais baixas, poderia talvez ajudar a explicar a mudança.
No passado, meninas de nível sócio-econômico mais alto, com dietas mais ricas e peso maior, tendiam a menstruar mais cedo.
"Não sabemos as razões por trás (da queda na idade da primeira menstruação), mas alterações na dieta podem ter cumprido algum papel", disse a autora do estudo, Danielle Morris, do Institute of Cancer Research, no condado de Surrey, Inglaterra.
"Essa queda é importante porque a idade na qual uma menina começa a menstruar pode influenciar suas chances de desenvover câncer de mama mais tarde".
Efeito Estrogênio
Estudos anteriores demonstraram que o hormônio feminino estrogênio está associado ao crescimento de tumores nas mamas.
Meninas que menstruam mais cedo tendem a sofrer maior exposição ao hormônio mesmo quando deixam de menstruar, explicou a pediatra Tabitha Randall, do Nottingham Children's Hospital, em Nottingham, Inglaterra.
"As meninas que começam a menstruar mais cedo estão produzindo estrogênio por períodos mais longo de tempo", disse Randall. "E embora mulheres que começam a menstruar antes normalmente deixam de menstruar mais cedo, elas podem começar a usar terapia de reposição hormonal", explicou a pediatra.
Níveis de estrogênio no organismo também são influenciados pela dieta e, portanto, peso.
"A dieta é importante porque o tecido adiposo transforma o hormônio masculino em estrogênio", acrescentou Randall.
Hereditariedade
A incidência de câncer de mama na família também aumenta os riscos de que uma mulher desenvolva a doença.
Um outro especialista envolvido no Breakthrough Generations Study, Anthony Swerdlow, disse que índices de câncer de mama vêm aumentando na Grã-Breanha.
"Achamos que essas mudanças ocorreram por uma combinação de fatoers que, individualmente, fazem uma pequena diferença".
"A compreensão de como esses fatores influenciam os riscos de uma mulher de desenvolver cãncer de mama pode permitir que desenvolvamos estratégias para prevenir a doença no futuro".
O número de casos de câncer de mama diagnosticados na Grã-Bretanha aumentou 50% nos últimos 25 anos. Segundo estatísticas mais recentes, quase 48 mil novos casos foram identificados em 2008. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC. 
Fonte: Estadão


Instituto do Câncer é considerado o melhor


O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) foi apontado como o melhor hospital público do Estado na Pesquisa de Satisfação dos Usuários do SUS. O levantamento - conhecido como "Provão do SUS" - foi parcialmente divulgado ontem pelo governador Geraldo Alckmin.
A reportagem tentou obter o ranking completo dos hospitais, mas, como nos anos anteriores, a Secretaria de Estado da Saúde passou apenas a lista dos primeiros colocados. O relatório com a avaliação dos usuários em relação a itens como tempo de espera para internação, satisfação com o atendimento prestado por médicos e enfermeiros e qualidade das instalações também não foi divulgado.
Responderam à pesquisa 204,4 mil pacientes atendidos entre julho e dezembro de 2010 em 630 hospitais e centros de saúde do Estado. Os usuários receberam formulários e puderam encaminhar suas respostas por carta, internet e telefone. O Icesp obteve nota 9,65. O segundo colocado foi o Hospital Estadual de Américo Brasiliense, com 9,62, e em terceiro está o Hospital do Câncer de Barretos, com 9,60.
Segundo dados da secretaria, a média obtida pelos hospitais públicos foi 8,86 - maior que a registrada em 2010: 8,65.
As maternidades subiram na avaliação, passando de 7,79 para 7,98. Segundo a pasta, 84,1% das pacientes avaliaram como excelente ou boa a equipe de médicos e enfermeiros e 83,6% aprovaram a estrutura de quartos, enfermarias e UTIs.
Parto sem anestesia. No entanto, o relatório do ano passado aponta que apenas 24% das grávidas atendidas na rede pública tiveram acesso a anestesia durante o trabalho de parto. Para 14% das mulheres, o único método disponível para aliviar a dor foi um banho morno. Os dados foram divulgados pelo UOL.
O relatório de 2010 também mostra que cerca de 30% dos entrevistados disseram que demora até seis meses para fazer um procedimento de alta complexidade, como quimioterapia, hemodiálise ou cateterismo. 
O Estado de S.Paulo


Previdência divulga dados para vítimas da Talidomida


Por recomendação do Ministério Público Federal (MPF), a Previdência Social passou a publicar em seu site informações sobre os benefícios a que têm direito as pessoas com Síndrome da Talidomida, substância cuja ingestão gerou deficiências em centenas de brasileiros nas últimas décadas.
O órgão incluiu o link "Pensão Especial (Talidomida)" em sua página inicial na internet. A recomendação resultou do inquérito civil público que apurou os procedimentos da Previdência para indenizar por danos morais as pessoas com deficiência física causada pela síndrome. Segundo o MPF, sem uma divulgação ampla das informações, muitos cidadãos ignoravam o direito à pensão especial e à indenização por dano moral, fixada a partir de R$ 50 mil.
MARCELA GONSALVES - Agência Estado

Dano respiratório mata mais no País


Apesar da queda no número de fumantes nos últimos anos, o Brasil ainda registra casos de mortalidade por doença respiratória obstrutiva crônica (DPOC) associada ao cigarro acima da média mundial.
Marcos de Paula/AE–14/8/2009
Marcos de Paula/AE–14/8/2009
Dano. Dos mortos por DPOC no País, 80% dos homens e 60% das mulheres são fumantes; índices mundiais são de 50% e 20%
Um levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), que será divulgado hoje durante o evento em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, aponta que oito em dez homens e seis em dez mulheres que morrem de DPOC no País fumam. A média mundial de mortalidade nesses casos, segundo o Inca, é de cinco em cada dez homens e duas em cada dez mulheres.
A DPOC é uma doença progressiva crônica e incapacitante, que pode se manifestar como bronquite ou enfisema pulmonar. Em 90% dos casos, o enfisema é causado pelo cigarro, que gera inflamação nos brônquios e destrói os alvéolos e o tecido pulmonar. Com o tempo, a pessoa perde a capacidade de respirar normalmente - a troca gasosa fica debilitada. Estima-se que de 6% a 7% da população com mais de 40 anos tenha o problema.
Além disso, o Inca estima que 1 milhão de brasileiros, jovens ou idosos, convivem com alguma doença respiratória crônica associada ao ato de fumar. Essas enfermidades representam hoje a terceira causa de mortalidade por doença no Brasil, ficando atrás apenas dos problemas cardiovasculares e dos cânceres.
Para Ricardo Henrique Meirelles, pneumologista da Divisão de Controle de Tabagismo do Inca, uma das hipóteses para explicar a mortalidade tão alta por DPOC entre os fumantes é a demora da doença para se instalar e demonstrar sinais, como falta de ar, tosse crônica e sensação de não estar conseguindo respirar.
Fernanda Bassette - O Estado de S.Paulo

exercícios de transformação de soro


O médico prescreveu um SG8% 1000ml, não temos esse soro, mas temos SG5% 1000ml e ampolas de G50%. Faça a transformação.

O médico prescreveu SG 7% 500ml, não temos esse soro, mas temos SG5% 500ml e ampolas de G25% 10ml. Faça a transformação.

OMS adverte para o possível risco de câncer cerebral pelo uso de celulares


Lyon (França) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) vincularam nesta terça-feira o uso de celulares com um "possível" risco de câncer cerebral em seres humanos.
Ayrton Vignola/AE
Ayrton Vignola/AE
Uso frequente aumentaria em 40% o risco de desenvolver um tipo maligno de câncer cerebral
De forma conjunta, as organizações anunciaram em Lyon (sudeste da França) que os campos eletromagnéticos gerados pelas radiofrequências desse tipo de dispositivos são considerados "possivelmente cancerígenos para os humanos" e são classificados, por isso, na categoria "2B".
A OMS e a IARC basearam a decisão dessa classificação nas evidências obtidas sobre o impacto desses campos eletromagnéticos na origem dos gliomas, um tipo maligno de câncer cerebral.
Embora não tenham quantificado o risco, o grupo de trabalho OMS-IARC referiu-se a um estudo, com dados até 2004, que detectou aumento de 40% no risco de gliomas entre os usuários mais frequentes de celulares, ou seja, os que utilizam em média 30 minutos por dia em um período de dez anos.
Foi ressaltado, no entanto, que as evidências do risco de glioma e de neurinoma acústico são "limitadas" para os usuários de celulares, o que significa que há uma "associação positiva" crível entre a exposição ao agente e o câncer, mas que não é possível excluir outros fatores no desenvolvimento deste.
O responsável pelo grupo de trabalho constituído pela OMS e a IARC, Jonathan Samet, da University of Southern Califórnia, declarou que as provas reunidas até agora "são suficientemente sólidas (...) para a classificação do tipo '2B'".
Esta categoria é uma das que a IARC utiliza para identificar os fatores ambientais que podem aumentar o risco de câncer em seres humanos e entre os quais estão substâncias químicas, exposições trabalhistas e agentes físicos e biológicos, entre outros.
Desde 1971, a IARC analisou mais de 900 agentes, dos quais 400 foram identificados como cancerígenos ou potencialmente cancerígenos para os seres humanos.
O grupo "2B" inclui os agentes com "evidência limitada de carcinogênese em humanos" e o "2A" aqueles que são "provavelmente cancerígenos" para os humanos.
No primeiro grupo, o "1", a IARC inclui aos agentes com "evidências suficientes" que são cancerígenos para os seres humanos.
A conclusão do grupo de trabalho em Lyon é que "poderia haver algum risco e que, portanto, temos de vigiar de perto o vínculo entre os celulares e o risco de câncer", acrescentou Samet.
Christopher Wild, diretor da IARC, acrescentou que, "dadas às potenciais consequências destes resultados e desta classificação para a saúde pública, é importante que se investigue mais a longo prazo o uso intensivo de celulares".
"Faltando essa informação, é importante tomar medidas pragmáticas para reduzir a exposição a equipamentos como os fones de ouvido para celulares", acrescentou Wild. 
Fonte: Estadão


segunda-feira, 30 de maio de 2011

O DESERTO NÃO É APENAS LUGAR DE INFELICIDADE E SOFRIMENTO!!!!!!!


O DESERTO NÃO É SÓ INFELICIDADE E SOFRIMENTO!
Quando Deus te permite, te chama, para o Deserto,
Está te tirando da escravidão do pecado,
Da idolatria, das coisas imundas!
Que te separam Dele, da sua comunhão com Ele!
Deus te tira do mundo de ilusão para transportá-lo para o reino do Seu Amor!
Só que este caminho para o Reino, passa por um deserto! para depois chegar lá!
O Deserto não é lugar de solidão!
O Deserto não é lugar de sofrimento somente!
O deserto é o lugar que você não consegue levar ou carregar tudo que tens
Quando vamos para o deserto deixamos para trás tudo!
Tudo que nos impede de termos comunhão com Deus!
O deserto é lugar onde Deus Se revela, Se faz conhecido!
No Deserto Deus mostra Sua Glória, Seu Poder, Seu Agir!
Se Deus permitiu irmos para o Deserto, Fique tranqüilo!
Que ele sabe o que faz! e quer Se revelar a você!
Se Deus permitiu que você vá para o deserto!
É porque ele quer ter um encontro pessoal contigo!
No deserto Deus te cobrirá de dia te cobre!
Com Sua Nuvem de Frescor, de descanso!
No Deserto, durante à noite, Deus te Aquecera!
Com Fogo e te será por Luz, para te guiar, te iluminar
Te livrará das trevas, da escuridão,
Dos animais peçonhentos que querem te ferir,
Que querem te matar com suas peçonhas!
E te fará trilhar um caminho novo,
Em toda sua jornada pelo deserto Deus estará contigo!
Não te deixará nem te desamparará!
No Deserto recebemos sua Palavra!
Te dará comida toda manhã, pão do céu, pão quentinho!
Sem que seja preciso trabalhar por ela!
No Deserto Deus requer mudanças, transformações, dependência Dele!
No deserto aprendemos a ter intimidade com Deus!
O Deserto tem começo, mas também tem fim!
E Depois que for provado e aprovado!
Tomará posse da Terra do Reino!
Pasto verdejante, água tranqüila, fresca, suave!
Que jamais terá fim!
E o próprio Deus enxugará dos seus olhos!Toda lágrima!
Não haverá mais morte, nem choro, nem doença, nem solidão!
Será só alegria no Reino do Seu Amor!!!!!
(Por:Luiz Henrique Rodrigues)

Sedentarismo, o mal do século


Hoje em dia fala-se muito em tecnologia, sedentarismo, qualidade de vida, bem-estar, mas será que sabemos o que é isto? Onde eu me encaixo nisso tudo? Como fazer para não ser sedentário e ter melhor qualidade de vida? Essas e outras perguntas perambulam em conversas cotidianas... 

Segundo a Organização Mundial da Saúde: “O sedentarismo vem crescendo de forma alarmante no mundo inteiro, deixando de ser uma preocupação meramente estética para se transformar num problema grave de saúde publica, numa epidemia global”. 

O sedentarismo nada mais é do que a lei do menor esforço, ou seja, usar a escada rolante, usar o elevador, andar de carro e, principalmente, a falta de exercício físico. 

Com o sedentarismo vem a obesidade pelo fato de não ocorrer um gasto calórico positivo, pois ingere-se muita caloria e gasta-se quase nada e para combater este mal que vem assombrando a população se faz necessário uma reeducação de hábitos do dia-a-dia. 

De acordo com o trabalho realizado pelo Laboratório de Performance Humana do Departamento de Saúde Pública da Califórnia, que mostrou a relação entre hábitos saudáveis e qualidade de vida,os Homens poderiam adicionar onze anos de vida e as Mulheres sete anos seguindo seis destes sete hábitos : 

 exercício físico regular;
 sono adequado;
 um bom café da manha;
 refeições regulares;
 controle de peso;
 abstinência de cigarros e drogas;
 abstinência ou uso moderado de álcool; 

Com todo esse processo sedentário pelo qual a humanidade vem passando pode–se dizer que a obesidade é a marca registrada da civilização. 

A obesidade ocorre por dois fatores: inatividade física e em relação a quantidade e a qualidade do que se come, o que acaba gerando um desequilíbrio na balança da ingestão e gasto calórico. 

Com este aumento progressivo de peso corporal, pode vir a ocorrer algumas outras enfermidades, tais como: contaminações por fungos nas dobras cutâneas; algumas limitações de movimento; acentuada sobrecarga na coluna e membros inferiores; varizes; hipertensão arterial; doenças cardiovasculares; doenças cérebro-vasculares; diabetes mellitos tipo II; câncer; osteoartrite entre outras (VILAS BOAS, 2005). 

O tratamento da obesidade envolve alguns fatores essências, como: reeducação alimentar, aumento da atividade física e cuidados médicos. 

No caso das atividades físicas ou exercícios físicos tem-se um fator muito importante: a individualidade biológica, pois cada indivíduo responderá biologicamente diferente no que diz respeito à escolha da atividade; pois proporcionando prazer fica mais fácil atingir o objetivo prescrito pelo profissional capacitado. 

Contudo fica claro que permanecer “parado” não traz qualquer tipo de beneficio à saúde, muito pelo contrário, contribui para um processo degenerativo da saúde. 

Por isso existem inúmeros meios e métodos para combater este mal que vem rondando a civilização e com o auxílio de profissionais especializados isso tudo ficou mais fácil e seguro de se combater. 

Portanto, escolha o exercício físico ou a modalidade esportiva que mais lhe agrade e mais lhe proporcione prazer e vá à luta por uma vida mais saudável! 


Henrique Vilas Boas ROSA 

Nova alergia a comida é pesquisada nos EUA

Uma doença recente, difícil de diagnosticar - apenas por meio de biópsia - e, até agora, incurável, pode transformar o prazer de uma refeição em dor de estômago, problemas para engolir, sufocamento e vômito. A esofagite eosinofílica, enfermidade que envolve uma reação alérgica a alimentos, está se tornando cada vez mais comum e pode ocorrer em qualquer idade, alertam especialistas nos Estados Unidos.
Nos últimos 16 anos, desde que um importante estudo sobre a doença foi publicado por médicos da Universidade Johns Hopkins, cresceu muito a pesquisa sobre a esofagite eosinofílica, até então simplesmente tomada por refluxo gástrico. Mas algumas dúvidas persistem: a doença é um sinal de que os alimentos estão sofrendo alterações? Ou é o sistema imunológico que está se transformando? Ou ambos?
No Children"s Hospital em Filadélfia, a doença foi diagnosticada em mais de mil jovens nos últimos 15 anos. "Nos anos 1980, a gente nunca via esofagite eosinofílica em biópsias", conta o gastroenterologista Chris Liacouras. "Foi apenas em meados dos anos 1990 que começamos a ver essa doença. O aumento da incidência é semelhante ao das outras alergias, em geral."
Há uma década, especialistas estimavam que a moléstia atingia 1 em cada 10 mil pessoas. Agora, segundo Liacouras, ela afetaria 1 em cada 2,5 mil - ou seja, apesar de não ser comum, já não é mais tão rara.
"Antes, eu não podia comer nada", conta Eric Molchen, de 14 anos, diagnosticado com esofagite eosinofílica quando tinha 9. "Agora eu posso comer de tudo, com exceção de três alimentos." O tratamento consistiu na ingestão de um líquido com aminoácidos, até que a contagem de eosinófilos caísse.
Causa

A esofagite eosinofílica é uma reação alérgica a certos alimentos. Ela ocorre quando eosinófilos, um dos grupos de glóbulos brancos, infiltram o esôfago, causando inchaço e irritação.

Tratamento
Em casos leves, identificar e evitar alimentos que causem a reação. Para casos graves, é receitada uma dieta líquida especial. 
Fonte: Estadão

Dedé Santana é internado no Rio após hemorragia no estômago, diz hospital


O humorista Dedé Santana, de 75 anos, está internado no Hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. De acordo com as informações divulgadas pelo hospital, o comediante permanece neste domingo (29) no Centro de Tratamento Intensiva (CTI), mas o estado de saúde dele é considerado estável pelos médicos.
Ainda de acordo com o hospital, Dedé Santana deu entrada na unidade na sexta-feira (27), após passar mal e sofrer um princípio de desmaio. Os exames constataram que o humorista estava com hemorragia estomacal. Segundo os médicos, o problema teria sido causado por uma doença diverticular.
No sábado (28), Dedé foi submetido a uma colonoscopia, procedimento usado para ver como está o funcionamento do cólon e do reto. A assessoria de imprensa do Barra D'Or informou que apesar de o sangramento ter sido interrompido, Dedé adquiriu uma anemia devido à intensa perda de sangue.
Por precaução, os médicos optaram pela internação do humorista no CTI. No entanto, ele respira espontaneamente, sem ajuda de aparelhos. O hospital informou ainda que Dedé Santana recebeu neste domingo a visita de parentes e amigos. Ainda não há previsão de alta para o humorista.
Tássia Thum

SP começa a aplicar 2ª dose da vacina contra a gripe para crianças


São Paulo, 27 - A Secretaria de Saúde de São Paulo inicia na segunda-feira, 30, a aplicação da segunda dose da vacina contra a gripe para crianças entre 6 e 23 meses de idade em todo o Estado. O intervalo entre as doses é de um mês.
Balanço da pasta aponta que 727 mil crianças receberam a primeira dose da vacina desde 25 de abril, data de início da campanha. O número representa 80,5% do total de imunizados nesta faixa etária. Mas para ficarem totalmente protegidas contra as complicações do vírus Influenza, causador da gripe, as crianças devem receber duas doses.
Em todo o Estado foram vacinados cerca de 5 milhões de paulistas, entre crianças, gestantes, idosos, profissionais de saúde e indígenas. Os municípios que não atingiram a meta de 80% de cobertura prorrogaram automaticamente a vacinação, e prosseguem oferecendo as doses até 10 de junho.
Os postos de saúde abrem das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Na capital, as salas de vacina do Instituto Pasteur, na Avenida Paulista, 393, e dos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda funcionam das 8 às 20 horas, incluindo finais de semana e feriados.
Fonte: Estadão.

Bahia testa mosquito transgênico antidengue


Pelas ruas de terra do bairro de Itaberaba, em Juazeiro (BA), um carro com dois pesquisadores para a cada 100 metros. Um deles desce e destampa um pote de onde saem cerca de 500 mosquitos Aedes aeypti, o transmissor da dengue. A cena se repete há três semanas e, até julho, a expectativa é de que sejam liberados 33 mil machos por semana. Depois a ação subirá para 50 mil a 100 mil mosquitos por semana.
Celso Junior/AE
Celso Junior/AE
Combate. Machos transgênicos devem competir pelas fêmeas com espécimes selvagens e gerar filhotes que morrerão cedo
A "pulverização" de mosquitos foi repetida 22 vezes na tarde de quinta-feira retrasada. O ritual faz parte de um projeto científico que gera expectativa na administração pública da saúde. "Se der o resultado esperado, podemos reduzir de maneira expressiva os números da dengue", avaliou o coordenador do projeto, Danilo Carvalho.
"Não há dúvida de que o projeto é promissor", afirmou o diretor do Complexo Industrial e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde, Zichy Moyses.
A chave dessas esperanças está no mosquito solto no ambiente: é uma espécie transgênica que produz filhotes que morrem antes de chegar à vida adulta, quando podem transmitir a dengue. Na prática, a ciência patrocina o sexo entre mosquitos que geram filhotes incapazes de espalhar a doença. O ideal é que haja dez machos transgênicos para cada macho selvagem.
A estratégia é semelhante à usada em outras parte do País para combater a drosófila, a mosca da fruta: machos estéreis são liberados para disputar com a espécie selvagem a oportunidade de cruzar. Para o macho de laboratório ficar estéril, ele é exposto a radiação - o que não se consegue com o Aedes aegypti. "Por isso recorremos à técnica transgênica", diz a coordenadora do projeto, Margareth Capurro, bióloga da Universidade de São Paulo.
Desenvolvido na Universidade de Oxford, o mosquito transgênico carrega material genético da drosófila. Em laboratório, são alimentados com ração de peixe e, para fêmeas adultas, sangue. Na fase de ovos, todos recebem tetraciclina, o que permite completar o ciclo de vida - o que não ocorre no ambiente.
As fêmeas, as únicas que picam os humanos e transmitem o vírus da dengue, ficam em laboratório para novos cruzamentos. Para que não haja risco de serem liberadas, são adotadas duas medidas de segurança. A primeira separação ocorre num túnel escorregador em forma de funil. Como as fêmeas são maiores, não ultrapassam uma certa faixa da descida. Há outro processo de separação, desenvolvido pela Oxitec, empresa incubadora da Universidade de Oxford. "Depois, é feito um controle de qualidade com lupas e microscópio", explica Andrew McKeney, técnico da Oxitec que está no Brasil para acompanhar a pesquisa.
Cinco bairros. Liberado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança em dezembro, o trabalho em campo teve início em fevereiro. Na primeira etapa, foram feitos lançamentos menores, para avaliar o comportamento do mosquito de laboratório no meio ambiente. Foram checadas a distância que o mosquito era capaz de percorrer e sua capacidade de sobrevivência.
A experiência ocorrerá por 18 meses em cinco bairros de Juazeiro. A escolha do local, diz Margareth, foi facilitada pela proximidade com a Biofábrica Moscamed, entidade ligada ao Ministério da Agricultura que já produzia moscas estéreis. 
Lígia Formenti - O Estado de S.Paulo


Novo remédio contra a hepatite C pode aumentar a chance de cura em até 79%


Brasília - Um novo remédio contra a hepatite C deve chegar ao Brasil em outubro. O Incivek, nome comercial do componente telaprevir, pode aumentar a chance de cura em até 79%. A agência de alimentos e medicamentos do Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) aprovou a nova fórmula na última segunda-feira, 23. O custo da medicação nos EUA varia entre US$ 20 mil e US$ 30 mil. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH), Humberto Silva, o composto é visto com otimismo.
"Esse remédio vai complementar a esperança de cura dos portadores de hepatite C que há 20 anos vêm se tratando. No Brasil, são 3 milhões de pessoas infectadas, e apenas 10% sabem que estão doentes. É uma coisa assustadora", disse em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.
Ao chegar ao país, o medicamento precisará ter o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser comercializado. O Ministério da Saúde ainda não sabe qual será o valor do remédio no mercado nacional ou se o composto será distribuído no Sistema Único de Saúde (SUS).
Além desse medicamento, foi aprovado em maio, o Victrelis, nome comercial do componente boceprevir. É um inibidor de protease - enzima de ligação fundamental para a multiplicação do vírus da hepatite C e age de maneira muito semelhante ao Incivek.
A hepatite C age no organismo por vários anos sem desenvolver qualquer sintoma, até causar a cirrose (falência hepática) e, em outros casos, também o câncer de fígado. E ainda é dividida em quatro tipos de vírus: 1, 2, 3 e 4 - chamados de genótipos. O Incivek vai agir no genótipo 1, que é justamente o mais difícil de tratar, pois é resistente aos remédios que existem.
O presidente da ABPH explica que o tratamento da hepatite traz alguns efeitos indesejáveis. Os cabelos caem, os pacientes sentem dores na cabeça, no corpo. Ele ressalta que o novo medicamento será usado de maneira complementar. "Esse remédio não substitui os já existentes que é o Interferon (injeção semanal) e a Ribavirina (cápsulas diárias). O Incivek são cápsulas diárias, que deverão ser acrescentadas aos dois medicamentos, e tomadas por 12 semanas."
Silva alerta para a importância do teste, que pode ser feito por meio de exames de sangue, ou uma biópsia do fígado. "Pessoas de 30 a 60 anos, pessoas que tiveram transfusão de sangue, que vão muito a dentistas, que possuem tatuagens no corpo, estão no grupo de risco." 


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cálculos de medicamentos

PM: SG5% -------------------- 1000ml           
NaCL20% ---------------------  22,5ml                  EV 12/12h
Kcl 19,1% --------------------  10 ml
Quantas gotas e microgotas irão correr por minuto?

Temos a seguinte prescrição médica:
SF 0,9% ---------------- 100ml                     
SG 5% -----------------  650ml                      EV de 6/6h
 BicNa 3% -------------  60ml
Quantas gotas e microgotas irão correr por minuto?

 PM: SG 5% 500ml EV em 24 h
Quantas gotas e microgotas irão correr por minuto?

PM: SF0,9% 500ml EV de 8/8h.
Quantas gotas e microgotas irão correr por minuto?

 PM: SF 0,9% 1000ml EV de6/6h
Quantas gotas e microgotas irão correr por minuto?

PM: SG5% 500ml EV de 4/4h
Quantas gotas e microgotas irão correr por minuto?

SG5%  ---------- 800ml                       
SF 0,9% -------- 200ml
KCl 19,1% ----- 7ml                               8/8h
Vitamina C --- 15ml
Dramin B6 --- 10ml      
Quantas gotas e microgotas irão correr por minuto?
  



PM: Aminofilina 10ml                    EV de 12/12h
        SF0,9% 100ml                    Correr em 40 minutos
Quantas gotas e microgotas irão correr por minuto?
        
  Hidantal 4ml                         EV de 8/8h
SF0,9% 50ml                          Correr em 30 minutos
Quantas gotas e microgotas irão correr por minuto?
  
 Hidantal 75mg              EV de 12/12h
   SF0,9% 30ml            correr em 15 minutos
Disponível: ampolas de Hidantal de 5ml (50mg/ml). Quantas gotas e microgotas irão correr por minuto?

PM: Penicilina Cristalina 5000.000UI       EV  de 4/4h
                         SF 0,9% 100ml      Correr em 40 minutos.
Tenho disponível: Frasco/ampola de Penicilina Cristalina 10.000.000 diluir em 6ml de AD. Quantas gotas e microgotas irão correr por minuto?

PM: Penicilina Cristalina 3000.000 UI       EV 4/4h
                                      SG 5% 60 ml       correr em 60 minutos
Disponível frasco/ampola de Penicilina 5000.000 UI diluir em 4ml de AD. Quantos ml irei aspirar?

PM: Penicilina Cristalina 2.500.000UI      EV de 4/4h. Disponível frasco/ampola de Penicilina 5000.000 UI diluir em 4ml de AD.
Quantos ml irei aspirar?

 PM: Penicilina Cristalina 1000.000UI EV de 4/4h. Dsiponível frasco/ampola de Penicilina Cristalina 5000.000UI, diluir em 8 ml de AD. Quantos ml irei aspirar?

PM: Penicilina Cristalina 2.500.000UI EV de 4/4h. Tenho frasco/ampola de Penicilina Cristalina 10.000.000, diluir em 6ml de AD. Quantos ml irei aspirar?

PM: Cipro 100mg EV de 12/12h. Disponível: frasco de solução para infusão 0,2% (200mg/100ml). Quantos ml devo utilizar?

Temos que administrar 4mg de Decadron EV de 4/4h. Temos disponível ampolas de Decadron de 1m a 0,4%. Quantos ml irei aspirar?

PM: Decadron 2mg EV de 4/4h. Disponível ampolas  de decadron 4mg/ml. Quantos ml devo administrar?

 PM: Diazepam 5mg EV agora. Disponível ampolas de diazepam 10mg/2ml. Quantos ml irei aspirar?


PM: Fluconazol 150mg EV 1X/dia. Disponível: frascos de Fluconazol de 200mg/100ml. Quantos ml irei utilizar?

PM: Fluimucil 100mg VO de 8/8h. Disponível envelopes de fluimucil (pó – 200mg/envelope). Diluir em 20ml de AF. Quantos ml irei administrar?

 PM: Fluimucil 150mg IM 1X/dia. Disponível: ampolas de fluimucil 10% 3ml. Quantos ml irei administrar?

Fluoxetina 15mg VO pela manhã. Disponível: comprimidos de fluoxetina de 20mg. Diluir o comprimido em 20ml de AF, quantos ml irei aspirar?

PM: Liquemine 1000UI EV de 4/4h. Disponível frasco/ampola de 5ml/25.000UI. Quantos ml irei aspirar?

 PM: Losec  40mg EV 1X/dia. Tenho disponível frasco/ampola de 40mg (ampolas diluentes de 10ml). Quantos ml irei aspirar?

PM: Mefoxin 300mg EV de 6/6h. Disponível: frasco/ampola de Mefoxin de 2g e diluentes de 10ml. Quantos ml irei aspirar?

PM: Meticortem 15mg VO de 12/12h. Temos disponível na unidade comprimidos de Meticorten de 5mg. Quantos comprimidos irei utilizar?

 PM: Insulina NPH 20UI SC 1X/dia. Disponível: frasco/ampola de Insulina NPH com 10ml, na concentração de 100UI/ml. Quantos ml irei administrar?

 PM: Insulina R 20UI SC agora. Disponível: frasco/ampola de insulina R com 10 ml na concentração de 100UI/ml. Quantos ml irei aspirar?

PM: Insulina simples 0,6ml SC agora. Quantos unidades irei administrar?

PM: Insulina NPH 0,8ml SC 1X/dia. Disponível: frasco/ampola de Insulina NPH com 10ml na concentração de 100UI/ml. Quantas unidades irei aspirar?

PM: Insulina NPH 40UI SC 1X/dia. Temos na unidade frasco/ampola de Insulina com 10ml, na concentração de 100UI/ml. Quantos ml irei aspirar?


 Temos que administrar 120mg de Aminofilna diluída em 50ml de SG5% e deixar correr em 1h. Na clínica temos disponível ampolas com 10 ml de Aminofilina a 2,4%. Quantos ml de Aminofilina devemos administrar?

Temos que administrar 60mg de Aminofilna diluída em 50ml de SG5% e deixar correr em 1h. Na clínica temos disponível ampolas com 10 ml de Aminofilina a 2,4%. Quantos ml de Aminofilina devemos administrar?

 Uma ampola de glicose a 25% 10ml, tem quantas gramas de glicose?

 Uma ampola de glicose a 50% 10ml tem quantas gramas de glicose?

 Uma ampola de NaCl 20% 10ml, tem quantas gramas de sal?

Uma ampola de NaCl 20% 20ml, tem quantas gramas de sal?

 Uma ampola de glicose 50% com 20ml tem quantas gramas de glicose.

 Um SG5% 1000ml, tem quantas gramas de glicose?

 Um SF0,9% 500ml, tem quantas gramas de NaCl?

Um SF0,9% 1000ml, tem quantas gramas de NaCl?

Um SG10% 1000ml, tem quantas gramas de glicose?

Um SG5% 500ml, tem quantas gramas de glicose?

 Transformação de soro

   O médico prescreveu SG 5% 500ml EV de 12/12h. Não temos esse soro disponível na unidade. Temos AD 500ml e ampolas de glicose a 25% 10ml. Como devo proceder?

  O médico prescreveu SG 10% 500ml para correr em 24h. O soro está em falta na unidade, mas, temos disponível na unidade AD 500ml e ampolas de glicose 50% 10ml. Como proceder?

   O médico prescreveu SF0,9% 500ml EV de 8/8h. Não temos o soro no momento, mas temos disponível AD de 500ml e NaCl 20% 10ml. Como proceder?

 O médico prescreveu SG 8% 500ml EV de 12/12h. Tenho disponível SG5% 500ml e ampolas de glicose a 50% 10ml. Como proceder?

   O médico prescreveu SG 8% 500ml EV de 12/12h. Tenho disponível SG5% 500ml e ampolas de glicose a 25% 10ml. Como proceder?

   O médico prescreveu SG 12% 500ml EV de 12/12h. Tenho disponível SG10% 500ml e ampolas de glicose a 50% 10ml. Como proceder?

 O médico prescreveu SG 11% 1000ml EV de 12/12h. Tenho disponível SG10% 1000ml e ampolas de glicose a 50% 10ml. Como proceder?